Afinal, o que é o tratamento de canal? - Dicas

Afinal, o que é o tratamento de canal?
Compartilhar

A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Fica no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxila. Por estar localizada em uma parte mais profunda do dente, qualquer lesão na polpa causa extremo desconforto. Os sintomas mais comuns de que há algo errado ali são dores, que podem até irradiar para a face, inchaço e sensação de latejamento.
Durante a consulta o Dentista irá avaliar clinicamente realizando algumas perguntas para saber como iniciou a dor, qual o tipo de dor, frequência e também irá realizar exame radiográfico para saber a extensão da cárie/fratura e se há lesão apical.
Para a remoção da polpa danificada, o paciente é submetido à anestesia local. Depois, o profissional retira todo o conteúdo do interior do dente, limpa a região afetada e, em seu lugar, a preenche com material apropriado, restaurando e reconstruindo o dente com retentores e coroas, dependendo da área destruída.
O preenchimento consiste na aplicação de um material em formato de cone em cada canal.

Será que dói?

Em geral, o tratamento não costuma causar mais desconforto do que uma restauração. Mas cada caso tem suas especificidades… então não é possível afirmar que o procedimento será totalmente indolor.

Compartilhar
Foto Vinícius Salim Silveira
Vinícius Salim Silveira

Cirurgia Bucomaxilofacial